Case de Sucesso Gravação a Laser em Eletrodomésticos

Um fabricante de eletrodomésticos, líder de mercado e com vendas em toda a América Latina, acionou a equipe técnica da Promarking para resolver uma dificuldade técnica que gerava um grande volume de retrabalhos e rejeitos. Além da dificuldade de aderência utilizando o processo de gravação por tampografia, a administração de tintas e solventes gerava um passivo de estoque, manutenção e trabalhista.

A partir do contato inicial, a nossa equipe técnica avaliou algumas amostras do plástico que dependendo do modelo do eletrodoméstico poderia ter diferentes cores e iniciamos os testes de gravação utilizando três diferentes tecnologias de laser. O laser Co2, o laser de fibra de itérbio e o laser ultravioleta UV em busca de uma única tecnologia que pudesse atender toda a demanda do cliente de forma satisfatória. Assim, visto a grande variedade de cores, o laser ultravioleta UV foi o que apresentou melhores resultados de gravação. Uma vez que as amostras foram aprovadas, nossa equipe visitou a planta fabril do cliente para a homologação técnica da gravadora a laser e para, em conjunto com a engenharia de fábrica do cliente, identificar os desafios na implementação desta solução na linha de produção. Durante esta etapa foram identificadas necessidades de melhoria ergonômica e de segurança.

A gravadora a laser voltou para as instalações da Promarking onde todas as melhorias foram implementadas. O desenvolvimento destas melhorias passa pela construção da solução no SolidWorks 3D e pela fabricação de algumas peças em uma impressora 3D para facilitar a avaliação da viabilidade do dispositivo. Através de parcerias com fabricantes de sensores e atuadores industriais, também foi desenvolvido um sistema de proteção, conforme a norma NR12. Este dispositivo foi capaz de ser integrado ao processo fabril do cliente sem agregar uma nova operação ou novos operadores. O mesmo operador que já entregava a peça para a estação de embalagem, depois da montagem final, passou a abastecer a peça na célula de gravação que automaticamente entregava a peça gravada para o responsável pela embalagem do outro lado da célula. O sistema de proteção foi laudado por uma empresa terceira, conforme normativa e com a emissão de ART.

Além de solucionar a questão da baixa aderência da gravação, outros benefícios como, por exemplo: maior velocidade de gravação, menor custo por gravação, eliminação de insumos (tintas e solventes) e também o passivo trabalhista pelo trabalho com produtos químicos foram alcançados com a implementação da gravadora a laser ultravioleta UV. A Alta qualidade de gravação aliada a possibilidade de impressão de novos gráficos também reforça a identidade visual da marca.

Entre em contato agora e descubra porque a Promarking tem a melhor solução para gravação e rastreabilidade das peças da sua empresa. Agende já uma visita sem compromisso!

Sigam-nos
error

Mas é só isso? Tem mais!

Sabia que além de um conteúdo de qualidade para seu conhecimento a Promarking também é especialista em resolver problemas em Gravação Industrial de Peças

Quero Conhecer

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *