COMO SUPERAR OS DESAFIOS DA GRAVAÇÃO A LASER EM PLÁSTICOS

Quando falamos sobre gravação a laser em plásticos, entramos em uma área capciosa da gravação a laser. Em várias maneiras, é totalmente diferente da gravação a laser em metais. Gravar um metal é relativamente fácil, porém os plásticos são complexos e é isso que os torna tão versáteis e agrega uma dose de incerteza ao processo de gravação a laser.

Então, como um fabricante pode desmistificar este processo, identificar os macetes e tomar as decisões corretas?

“Aceitar o fato que duas aplicações nunca são exatamente iguais e utilizar qualquer informação padronizada para a gravação de plásticos com precaução. Compreenda que sua aplicação é única e isso demanda uma análise especifica para chegar a solução correta.

Então, vamos ao painel de perguntas e respostas com o nosso especialista em gravação a laser.

Pergunta: O laser é mesmo uma solução prática para a gravação de plásticos?

Resposta: Com certeza! Tem se tornado uma solução confiável para a diversos ramos da industria nas últimas décadas. Aeroespacial, Instrumental cirúrgico e automotivo… toda semana eu vejo fabricantes de novos setores da industria integrando gravadoras a laser as suas linhas de produção para marcar peças de plástico com texto, número de série, logotipos e códigos de barras e códigos 2D.

Comparado com o laser, outras técnicas de gravação direta como hot stamping e tampografia nem sempre apresentam um nível de aderência adequado à aplicação e assim como as etiquetas impressas, estas técnica são pouco eficientes sob o ponto de vista de custo (pense em todos os consumíveis envolvidos no processo), tem um impacto ambiental e na saúde dos operadores, além de baixo rendimento em relação a velocidade de gravação, resistência, contraste e principalmente uma taxa de disponibilidade muito baixa por conta do alto índice de manutenção. Portanto, o laser faz sim todo o sentido para a gravação de plásticos.

Pergunta: Mas não existe uma única máquina que atenda todas as aplicações de gravação a laser?

Resposta: Correto. Isto é verdade quando você marca metais também. Os mesmos princípios são aplicáveis para todas as vezes que você estiver buscando um sistema de gravação a laser para o seu processo. Para uma transição tranquila e de baixo risco para esta nova tecnologia, a prioridade é trazer um vendedor com disposição para mergulhar fundo no processo, metas e premissas do projeto. É assim que você consegue um sistema que vai funcionar para você.

Pergunta: Você disse que metais são relativamente simples de gravar com o laser. Porque a gravação a laser em plásticos tão complicada?

Resposta: É mais ou menos como a diferença entre o jogo de damas e o xadrez. É só olhar para a variedade de resinas disponíveis no mercado. Todas as polis: Poliamida, Policarbonato, Polietileno, Polipropileno, Poliamida, Poliestireno, Poliéster entre outros. Então, você tem Delrin, Silicone, Estireno, Butadeno e etc. Cada um se comporta a sua própria maneira, e cada um responde de uma forma diferente aos tipos de laser, potência e duração do pulso.

E um detalhe importante. Cada um destes componentes pode ser comportar diferentemente de lote para lote, especialmente se resinas reutilizadas entrarem na composição.

Além disso, material de um fabricante de resinas pode variar, de forma sutil, quando comparado com um produto similar de outro fabricante. É por este motivo, quando nossos clientes alteram o fornecedor da matéria prima, eu recomendo o envio de um pequeno lote de amostras da nova matéria prima para o nosso laboratório. O nosso time testa estas amostras nas mesmas condicoes dos testes originais deste projeto e avisa o cliente caso alguma anomalia aconteça durante estes testes.

Pergunta: Mas isto só cobre as resinas. O que falar sobre enchimentos, extensores e outros adesivos?

Resposta: Por questão não relacionadas à gravação, as resinas possuem aditivos selecionados especificamente para aquele produto, processo e preço. Não é incomum, encontrar produtos que contém mais de 50% de preenchedores como o bicarbonato de cálcio, cálcio metasilicado, talco, mica, gesso e até mesmo fibra de vidro. Todos estes acima e mais outros podem afetar o processo a integração do laser com o plástico. Os aditivos otimizam o material para o seu propósito, mas eles também apresentam um novo conjunto de variáveis para o fabricante da gravadora a laser.

Eu já mencionei sobre as cores? Deixa eu te dar dois exemplos: Um laser tipo fibra, por exemplo, não pode gravar efetivamente Delrin branco ou polipropileno transparente porque o comprimento de onda da fibra – 1064 nm – passa diretamente através do material. Apesar disso, o mesmo laser pode marcar com boa qualidade o Delrin que foi pigmentado com um pigmento como o negro de fumo.

Outra solução pode ser pintar uma peça branca ou transparente, com uma fina camada de polímero capaz de absorver um determinado comprimento de onda. A cor porém, não é uma questão trivial. Fatores como a marca, projeto ou aprovações prévias podem tornar a alteração da cor impraticável. Em vez disso, você e seu parceiro para a tecnologia de gravação a laser devem repensar suas escolhas de potência, tipo de gravação ou tipo de laser.

Pergunta: O que você quer dizer com “repensar o tipo de gravação”?

Resposta: Dependendo do comprimento de onda da luz, a entrega de potência e a composição da superfície, as gravadoras a laser produzem uma variedade de cores e texturas em superfícies plásticas. Os efeitos incluem:

  • Remoção ou vaporização
  • Foaming
  • Interação molecular ou química
  • Carbonização
  • Gravação
  • Derretimento

Premissas de engenharia ou estética podem ditar qual será a melhor efeito para o cada trabalho, apesar de certas combinações entre a tecnologia do laser e o tipo do material podem reduzir o leque de opções.

Pergunta: Porque você consideraria também repensar o “tipo do laser”?

Resposta: Ainda não existe um tipo de laser ideal para todas as aplicações. Para aplicações de gravação a laser em plásticos, o time da Promarking recomenda um tipo de laser que vem revolucionando o mercado por sua alta qualidade na gravação de plásticos. O laser UV é confiável, eficiente e de alta qualidade para a gravação a laser de uma grande variedade de plásticos. O laser UV é uma solução de rápido retorno financeiro para substituir outras tecnologias de gravação, como impressão inkjet, etiquetas e impressoras térmicas e tampografia.

laser fibra também é uma ótima alternativa para a gravação a laser de plásticos com alta qualidade.

Pergunta: Parece que uma grande quantidade de variáveis e soluções estão envolvidas no processo de gravação a laser de plásticos. Por onde devemos começar?

Resposta: De certa maneira é simples como a clássica pergunta de primeira reunião de projeto: “Vocês conseguem gravar este tipo de plástico”?

Em resposta, nós desenvolvemos um sistema capaz de guiar os clientes por todo o processo lógico para definir um escopo técnico que atenda a demanda do projeto. Assim, nós podemos assegurar que nenhum detalhe será deixado para trás durante o desenvolvimento de sistema customizado. Ao longo do processo nós fazemos perguntas que você talvez não tenha pensado como, por exemplo: a peça estará quente quando chegar na estão de gravação? por mais estranha que esta pergunta possa parecer, a temperatura pode influenciar no resultado da gravação. Alguns fabricantes querem gravar suas peças logo que saem do forno, mas alguns plásticos levam algum tempo para esfriar, curar e estabilizar. Nós utilizamos um termômetro de precisão para testar a gravação na amostras em diferentes temperaturas até encontrar e melhor janela de resposta.

Detalhes e mais detalhes. Não importa qual fabricante de laser você escolheu, ele deve oferecer um serviço de alta qualidade, analise e atenção aos detalhes.

Pergunta: Alguma coisa que você queira acrescentar para desmistificar a gravação a laser em plásticos?

Resposta: Como eu já disse, existem muitas variáveis, mas os benefícios da gravação a laser em plásticos – redução de custos, produtividade e eficiência – são enormes. Eu recomendo atenção aos detalhes e a certeza de que não existe uma gravadora a laser que seja capaz de gravar todos os tipos de material. Com um trabalho estruturado, amostras e o aconselhamento de um especialista tudo sairá bem.

Sigam-nos
error

Mas é só isso? Tem mais!

Sabia que além de um conteúdo de qualidade para seu conhecimento a Promarking também é especialista em resolver problemas em Gravação Industrial de Peças

Quero Conhecer

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *