CASE SUCESSO DE FABRICANTE DE CABOS E CHICOTES AUTOMOTIVOS

Empresa de origem norte-americana do ramo de autopeças é uma das maiores do setor no mundo. Seus produtos são destinados a mobilidade e incluem o desenvolvimento de softwares, plataformas computacionais e arquitetura de network para alcançar produtos mais ecológicos, seguros e conectados.

A empresa já utiliza outras tecnologias ofertadas pela Promarking e em uma visita de rotina o grupo de engenharia compartilhou um desafio para a melhoria do processo produtivo que visava aumentar a velocidade de produção sem perder qualidade de gravação. A tecnologia anterior apresentava limitações com relação à velocidade máxima de gravação e interações não desejadas e associadas a épocas frias do ano que prejudicavam a qualidade de gravação dos seus produtos. O desafio estava lançado e demanda a gravação de cabos e fios elétricos em movimento e a velocidades de até 4 metros por segundo e a gravação não deveria danificar a superfície plástica que reveste os cabos e fios.

Durante o desenvolvimento do projeto realizamos testes de gravação nos fios e cabos com diferentes tipos de revestimento e cores. Nesta etapa foram testadas três tecnologias diferentes de laser. O laser de CO2, o laser tipo Fibra de Itérbio e o laser de Diodo Ultravioleta UV com comprimentos de onda de 10600, 1064 e 365nm, respectivamente. Dentre as três tecnologias, o laser tipo UV foi o que apresentou melhor interação com a maior gama de produtos do cliente e assim, passamos para a etapa de testes em loco e desenvolvimento das customizações e automações para a integração do gravador a laser na linha de produção do cliente. Durante este período trabalhamos em conjunto com a engenharia da empresa na captação de informações para a aplicação em linha, buscamos entender todo o processo para atender às necessidades do cliente para desenvolver uma gravadora a laser que atendesse as expectavas do projeto.

sistema de gravação a laser conta com um alimentador e esticador de fios e cabos capaz de estabilizar o produto no momento da gravação, um sistema de leitura de velocidade e aceleração capaz e corrigir automaticamente a velocidade de gravação de acordo com a linha de produção e todo o enclausuramento da célula para atender as normas de segurança do trabalho NR12.

O projeto rendeu um ganho de produção de aproximadamente 50% com grande estabilidade na qualidade da gravação e redução de paradas para manutenções preventivas e corretivas, possibilitando ao cliente operar em uma área física reduzida e alocando mão de obra em tarefas que exigem análise crítica e raciocínio lógico. Porém, nem tudo estava resolvido. Durante o projeto, a diretoria da empresa recebeu uma diretriz de corte em investimentos CAPEX. Em parceria com um banco de fomento tecnológico resolvemos o impasse e criamos uma modalidade de locação para o gravador a laser. Assim, o cliente pode proteger seu capital de giro e seguir investindo na modernização da linha com novas tecnologias.

O sucesso de nossa empresa vem da necessidade dos nossos clientes, trabalhando com tecnologias de ponta e desenvolvimento de equipamentos customizados para atender diversas aplicações, interagimos para chegar a solução definitiva para codificação e rastreabilidade de seus produtos.

Sigam-nos
error

Mas é só isso? Tem mais!

Sabia que além de um conteúdo de qualidade para seu conhecimento a Promarking também é especialista em resolver problemas em Gravação Industrial de Peças

Quero Conhecer

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *